Cotidiano

E você, sabia que a samambaia é a planta mais antiga do mundo?

Estava almoçando ainda agorinha e, espontaneamente, passei a acompanhar o diálogo da mesa ao lado. Tudo bem que nossas mesas estavam bem próximas, mas devo admitir certo talento inato em ouvir – e participar mentalmente – das conversas alheias. Não, não acho isso bonito. Nem feio. Confesso que me divirto, aprendo e reflito a beça nessas ocasiões. É claro que sempre me posiciono, me emociono e torço pelos finais felizes. Penso ter herdado o aparelho ouvidor da minha Vó Nenê.

Bom, vamos à cena. Aliás, aposto que mais gente aqui, além de mim, ficou curiosa, não é? Retomando: eram quatro pessoas, três mulheres e um homem, mas o avô e sua neta mais nova é que conversavam mais. Ela, curiosa, perguntava se ele gostava disso e daquilo, se conhecia tal coisa, se já tinha ido naquele lugar assim e assado. Enquanto ele a observava comer, ia comentando coisinhas da vida e suas curiosidades.

Ao dividirem uma garrafa de água, ele pergunta: “você sabia que se pedir água suja a conta fica mais barata do que se pedir água limpa?”. Ela sorri, desconfiada. Falaram mais sobre o trânsito, as férias… E então ele pergunta – talvez inspirado pela decoração do ambiente: “você sabia que a samambaia é a planta mais antiga do mundo?”.

“E agora?” pensei comigo, será que é mesmo? Sobre a água suja ser mais barata, a neta e eu conseguimos matar essa charada na hora, mesmo que o avô tenha ficado bem sério, sem esboçar nenhuma risadinha.

Terminei meu almoço e precisei ir embora. Me despedi mentalmente, enquanto combinavam a sobremesa: um sorvete. Fiquei saudosa por essa cena que já virou lembrança para todos nós, e me projetei no lugar dessa neta mais nova, tão menina, esperta, curiosa, ativa e falante… Pois é, minha gente, os avôs e avós são realmente bons em nos deixar com pulgas atrás das orelhas. Olha que dessa vez o avô nem era meu! Mas e agora, como vou descobrir sobre a idade das samambaias?

0

Uma terapeuta ocupacional, que escreve para (tentar!) entender o (seu) mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.